Comunicação com pessoas que envenenam a vida: com um chefe de conflito, uma mãe -nela que reclama sem parar da vida ou um amigo que exige participação em todos os seus assuntos, às vezes não pode ser evitado. Mas como responder a eles, esta é exclusivamente nossa escolha.

Se você não é cuidadoso o suficiente em relacionamentos com pessoas que violam seus limites pessoais, eles podem ter um efeito bastante destrutivo em seus sentimentos, modo de pensar e comportamento. Eles devastarem, nocautearem a rotina, criam uma sensação de tensão e caos, sujeitam sua vida a estresse constante.

No livro “13 casos: que as pessoas mentalmente saudáveis ​​nunca fazem”, a psicoterapeuta Amy Morin chama 9 sinais pelos quais é fácil entender que uma pessoa tóxica prevaleceu sobre você.

1.

Você fala muito sobre ele. Discussão constante com colegas dos atos ou reclamações sem coração do chefe sobre seu parente egocêntrico, leve muito tempo e vitalidade. Enquanto isso, a discussão de pessoas tóxicas em sua ausência lhes dá ainda mais poder sobre você.

2. Você está perdendo paciência. Você se comunica com um manipulador inteligente ou fofoca de escritório, este vampiro de energia pode provocar emoções fortes em você. Se você não tiver cuidado, sua frustração pode facilmente se transformar em uma raiva. Quando essa pessoa controla você, você sente que não é capaz de controlar emoções.

Uma tentativa de impor a outro pelo que está acontecendo em sua vida é um sinal claro de que ele tem muito poder sobre você

3. Sua auto -estima está caindo. Pessoas tóxicas frequentemente rudem, insultam e humilham outras pessoas. Às vezes você pode ter uma tentação de pensar em algo como: “Pai me faz sentir culpado”. Mas se sentir culpado ou não, respeitar a si mesmo ou não resolver apenas para você, e sua auto-estima nunca deve depender de outra pessoa.

4. Você os acusa de seu comportamento. Se você se tornou vítima da manipulação do “Destruidor”, pode ter uma tentação de culpá -lo por sua escolha. No entanto, uma tentativa de impor outro ao que está acontecendo em sua vida é um sinal claro de que ele tem muito poder sobre você. Assumir a responsabilidade pelo que você está fazendo e como.

5. Você tem medo de passar um tempo com ele. Você está horrorizado ao pensar que tem que passar a noite na mesa festiva ao lado do furo do divino ou se encontrar com um colega que sempre o provoca a conflito? Você sente que várias horas de vida serão arruinadas? Isso significa que a influência sobre você do “vampiro” tornou -se todos consumidos.

6. Você desce para o nível deles. Se você está cada vez mais dizendo a si mesmo: “Você não pode ganhar – participe”, há o perigo de que você comece a se comportar em contradição com seus próprios valores. Mesmo se você perceber uma tentativa de ficar em um passo com uma fofoca ou agressor como uma medida extrema, ela não pode ser considerada uma estratégia de enfrentamento eficaz. Por fim, um comportamento tão incomum apenas fortalecerá a sensação de devastação e adicionará caos à sua vida.

7. Você não pode definir os limites certos. Manipulando você ou chamando conflitos, pessoas tóxicas interferem no estabelecimento de limites razoáveis ​​nos relacionamentos. Você sempre pode assumir a impudência de um colega de surpresa, e você não encontrará uma palavra para se opor a se opor. Você novamente assumirá a missão do socorrista, mais uma vez começando a se incomodar por um amigo desanimador. Somente definindo uma distância saudável, você pode se proteger da influência deles.

O comportamento prejudicial de uma pessoa pode penetrar em outras áreas da sua vida e prejudicar as relações com pessoas queridas

8. Você recorre a maneiras prejudiciais de lidar com a situação. Balia você mesmo com uma dose dupla de álcool “depois de um dia difícil” ou comprando “como recompensa pela paciência” outro chocolate ou uma parte do seu fast food favorito, por algum tempo, é claro, você pode se sentir melhor. Mas a longo prazo, essas estratégias de enfrentamento doentias podem causar problemas sérios. Se você se acostumar a lidar com o estresse com a ajuda de técnicas tão rápidas e “eficazes”, os relacionamentos co -dependentes dolorosos podem se esticar por muitos anos.

9. Seu relacionamento sofre. Você grita com seus filhos e pega a tensão, ou discute com seu cônjuge, porque você voltou para casa de mau humor depois de se comunicar com o “vampiro”? Tenha cuidado: o comportamento prejudicial de uma pessoa pode penetrar como um vírus, em outras áreas da sua vida e prejudicar as relações com pessoas queridas.

Limite o acesso de “vampiros” à sua vida. Se você se reconhecer nessas situações, é hora de fazer alterações. Em alguns casos, basta se recusar a gastar tempo pensando nessa pessoa, para se encontrar com menos frequência, para dizer mais frequentemente. Em uma situação mais séria, pode valer a pena removê -lo de sua vida.